13 de jul. de 2009

Capacitação Profissional no Moniz Sodré

Os internos da Penitenciária Moniz Sodré e do Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, receberam os certificados do curso de informática, ministrado pela Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (Fesp), e do curso de elétrica predial, realizado pela Fundação Santa Cabrini, vinculada a Secretaria de Administração Penitenciária.
O curso de informática teve a duração de cinco meses, e os alunos tiveram aulas do pacote Office do Windows, além do curso avançado de Corel Draw e Photoshop. Já o curso de elétrica teve a duração de aproximadamente três meses e passou conhecimentos de simbologia, planta, escala e outros.
Fábio Rodrigues, interno do Moniz Sodré, conseguiu concluir os dois cursos. Para ele que está prestes a ter a liberdade condicional, o certificado pode ser uma garantia de uma profissão extra-muros, contribuindo para a vida longe do crime:
- Eu não sabia nem ligar o computador direito. Através do curso acabei gostando de informática e hoje o que eu mais quero é ter minha liberdade e conseguir um emprego nessa área - contou Fábio, confessando sua preferência pelos computadores .
Para o diretor da Penitenciária Moniz Sodré, Gilson Nogueira, os cursos fazem parte da política da Seap de investimento na reintegração do preso à sociedade:
- Estes cursos representam mais oportunidades de ressocialização praticada aqui na unidade. A direção procura sempre apoiar todas as atividades culturais e educativas. Estes diplomas podem ser uma porta aberta para quando estes internos deixarem à unidade num futuro próximo – ressalta Gilson Nogueira.
Após a cerimônia de entrega dos certificados, o grupo evangélico Os Levitas formado por internos do Moniz Sodré, realizaram um coro evangélico.
No Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, o coral evangélico Tribo de Judá também se apresentou. A finalização do evento ficou por conta do grupo de teatro Criadaki, que encenou a peça “Homem na Estrada”
No Plácido Sá Carvalho, a peça apresentada pelo Criadaki, formado em 2006 por internos da Penitenciária Alfredo Trajan, colecionou aplausos do público. Os atores também levaram para o palco, música e dança através do hip hop. A temática, totalmente afinada com o contexto do evento, também falava da reintegração social.

Nenhum comentário: